sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos Namorados

“Miserável (miser) eu era, e miserável é todo o espírito acorrentado pela amizade das coisas mortais, e é dilacerado quando as perde (amittit), e então sente a miséria que o torna miserável (miserian quo miser est), mesmo antes de perde-las” ( Agostinho, Confissões, IV 6)

O Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons o. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.

A História do Dia dos Namorados

As comemorações dos Dias dos Namorados possuem várias explicações possíveis, baseada na tradição cristã, romana e pagã. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma, onde os casais celebram seu dia, em 14 de fevereiro.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II, que queria constituir um exército romano grande e forte, mas não conseguiu atrair muitos soldados, porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra. Assim, o imperador proibiu os casamentos entre jovens e Valentim, revoltado, resolve realizar casamentos secretos. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
Já na Roma Antiga, a data era celebrada em 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) no festival Os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua namorada durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).
Com o tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França - e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializadas no início do século XIX.

Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o santo, datando da Idade Média, quando se cria que o dia 14 de Fevereiro assinalava o princípio da época de acasalamento das aves.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.No Brasil, o dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. Por quê? O motivo é simples: Se comemorado em fevereiro ficaria junto com o Carnaval. Assim, decidiram colocar a data junto do dia 13 de junho, que é dia de Santo Antônio, o 'Santo Casamenteiro'. Dia 12, Dia dos Namorados e dia 13 Dia do Casamenteiro. Motivo puramente comercial!

Agora o que os pensadores tem a falar a respeito não do dia dos namorados, mas do amor em si, a revista Ciência & Vida – Filosofia traz este mês o tema abordado sob a perspectiva do pensamento de Santo Agostinho, numa releitura de Martin Heidegger e Hannah Arendt. O casal de filósofos explica, o que é o amor e a possibilidade da eternidade dessa paixão.
Outra boa pedida para quem quer se aprofundar no verdadeiro sentido do amor, indico o livro do filosofo norte americano Rollo May, Eros e Repressão.
Em Eros e Repressão o autor retoma o verdadeiro sentido do Eros unificador, ao longo dos parágrafos May vai discursando em como o Eros foi sendo deturpado ao longo da história, de “ato” e desejo unificador para ato sexual biológico e na maioria das vezes como simples sinônimo de pornografia.Um outro artigo meu escrito sobre este tema pode ser encontrado aqui - http://regioesabstratas.blogspot.com/2008/06/dia-dos-namorados.html

Nenhum comentário: