quinta-feira, 9 de julho de 2009

!ZARATUSTRA! EM TEATRO

Aconteceu no ultimo mês de junho em brasilia o espetaculo Zaratustra baseado na obra de Friedrich Nietzsche.
Encenação de Maura Baiocchi e Taanteatro Companhia inspirada na vida e no pensamento de Friedrich Nietzsche com foco na obra poético-filosófica "Assim Falou Zaratustra - um livro para todos e para ninguém", escrita entre 1883 e 1885."Assim Falou Zaratustra" conta a aventura do eremita e andarilho Zaratustra que depois de viver dez anos meditando numa caverna, decide compartilhar suas reflexões com seus contemporâneos. Através de Zaratustra, Nietzsche transmite sua visão do homem moderno e massificado, elemento insignificante da engrenagem econômico-utilitária que explora a vida na terra. Herdeiro do niilismo da moral judaico-cristã, o ser humano transfere o sentido da vida para o Além e coopera com sua própria dissolução através do processo produtivo industrializado. Sua existência justifica-se somente como passagem e auto-superação em direção a um movimento oposto vislumbrado no surgimento de uma nova e mais elevada espécie de ser humano que afirma a vida na terra sem depender de esperanças ultra-terrenas - o Übermensch[1] -, um espírito livre que não responde a ordens sócio-morais superiores mas que vive uma vida criativa e arriscada, pautada por vontade e responsabilidade próprias e de acordo com seus próprios valores.
!ZARATUSTRA! não narra passo a passo a saga da personagem título do livro de Nietzsche, mas se inspira nas idéias, no tom, no exemplo de Zaratustra-Nietzsche a partir de nossas próprias e atuais questões sócio-político-estético-culturais. Revela corpos, diálogos, danças, cantos e imagens ao mesmo tempo mestiços e exatos, trágicos e cômicos, eruditos e populares num encadeamento de atmosferas e plataformas temáticas nas quais se trava o combate entre a negação e a afirmação da vida.!
ZARATUSTRA! é o resultado do processo de trabalho do NuTAAN/DF (Núcleo Taanteatro - Formação, Pesquisa e Criação) iniciado em 1º de maio de 2008, com duração de 10 meses e que reuniu estudantes e profissionais de artes cênicas de Brasília. A Taanteatro Companhia realiza mais uma etapa do Ciclo Nietzsche - transposição da vida e obra de Friedrich Nietzsche para a cena teatral - um work em progress iniciado em 1999 que abrange 17 encenações apresentadas no Brasil, Argentina, Alemanha, Nova York e Moçambique. "Máquina Zaratustra", encenada em São Paulo em 2006, é a base da presente encenação multimídia teatro-coreográfica.
[1] De difícil transposição para o português, o termo Übermensch tem sido traduzido como: super-homem, além-do-homem, trans-homem, ser-acima-do-ser-humano, entre outros. Nós optamos por uma nova espécie de ser humano.
VIA: http://www.taanteatro.com

Nenhum comentário: