quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cientistas criam forma de alumínio que seria um "novo estado da matéria"

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo

Cientistas da Universidade de Oxford criaram uma espécie de alumínio transparente ao bombardear o metal com um dos lasers de raio-X mais potentes do mundo. O "alumínio transparente", até então existente apenas no universo do episódio 4 da série "Star Trek", pode ser considerado um "novo estado da matéria", segundo os pesquisadores.
O estudo, publicado na edição desta semana da revista "Nature Physics".Os pesquisadores utilizaram um processo conhecido como fotoionização. Pelo relato deles, o laser foi capaz de "nocautear" um elétron das camadas internas de cada átomo de uma amostra de alumínio, sem romper a estrutura do metal. Isso teria tornado o alumínio praticamente invisível à radiação ultravioleta.
No texto de divulgação da Universidade de Oxford , um dos autores do estudo, o professor Justin Wark, afirma que o grupo criou "um estado da matéria completamente novo, nunca antes visto".
O laser usado no experimento foi o "Flash", que fica na Alemanha.
A expectativa dos cientistas é que o feito ajude a compreender a formação de pequenas estrelas que se formam a partir de implosões de lasers de alto poder. Com isso, acredita Wark, é possível que um dia os homens consigam explorar a fusão nuclear aqui na Terra.

Nenhum comentário: