terça-feira, 24 de junho de 2008

Lev Yashin

Famoso pelo talento e pela coragem de suas defesas durante toda a sua carreira, o goleiro soviético Lev Yashin disputa até hoje com o inglês Gordon Banks a camisa 1 da seleção dos melhores jogadores da história das Copas.O próprio Banks admite que ele escolheria Yashin para integrar a seleção de estrelas. "Tudo o que ele fez foi genial", disse. "Foram grandes defesas. Ele conhecia todos os cantos do gol, sabia interceptar cruzamentos e, além do mais, era um perfeito cavalheiro"."Na Copa de 66, ele defendeu uma bola nos pés de um atacante que quase arrancou a cabeça dele. Mas a primeira coisa que Yashin fez depois da defesa foi se levantar e ver se o jogador com quem tinha acabado de se chocar estava bem".Nascido em outubro de 1929, Yashin morreu em 1990, de complicações decorrentes de uma cirurgia. Quatro anos antes de sua morte, Yashin teve uma perna amputada.

Hóquei
Lev Yashin jogou apenas por um clube em toda a sua carreira: o Dínamo de Moscou.
Foram 22 anos vestindo a camisa do time.Com o Dínamo, Yashin faturou cinco campeonatos europeus e três títulos dentro da União Soviética. Até hoje, ele continua sendo o único goleiro na história a receber o prêmio de melhor jogador europeu - o que aconteceu em 1963.
Mas Lev Yashin é mais lembrado por analistas como o jogador que mais revolucionou a forma com que os goleiros jogam.Ele se apossou da área com tamanha coragem e vontade que até os mais habilidosos atacantes se sentiam intimidados por ele.Mas embora muitos goleiros tenham tentado copiar seu estilo combativo posteriormente, nenhum deles igualou as estatísticas do 'Aranha Negra'. Foram 270 jogos sem levar gol e 150 pênaltis defendidos.O curioso é que Yashin, cujo primeiro emprego foi numa fábrica de ferramentas em Moscou, por pouco não abandonou o futebol.Por causa de uma desavença com um técnico do Dínamo, o goleiro foi obrigado a ficar no banco por um período, quando considerou a possibilidade de se tornar jogador de hóquei sobre o gelo.
Cigarro e bebida
Mas Yashin continuou no futebol, recebendo o apelido de 'Aranha Negra' ou 'Pantera Negra' por causa do uniforme todo preto que usava nos jogos.
A frieza de Yashin no gol se manteve intacta durante toda sua carreira - talvez graças a ritual pouco comum a que ele se submetia antes de grandes partidas. Nessas ocasiões, o goleiro sempre fumava um cigarro e tomava uma bebida forte.A importância do futebol para o 'Aranha Negra' ficou clara em uma referência que fez a uma das maiores conquistas da história da humanidade.
"A alegria de ver Yuri Gagarin no espaço só é superada pela alegria de uma boa defesa de um pênalti", disse.
Como Gagarin, Lev Yashin continuou brilhando apesar das adversidades que enfrentou.
Depois do empate em 4 a 4 da União Soviética com o Chile na Copa de 62, durante o qual um Yashin fora de forma deixou escapar várias defesas consideras simples, o jornal francês L'Equipe afirmou que a carreira do soviético estava com os dias contados.
Mas o 'Aranha Negra' deu a volta por cima, defendendo a União Soviética novamente na Copa de 66 e sendo escolhido o atleta russo do século nove anos depois de sua morte.

Eu como goleiro acho que ele foi insuperável


Nenhum comentário: